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Objetivos:
Permitir aos estudantes adquirir conhecimentos avançados em termos de comunicação corporate.
Desenvolver competências ao nível do desempenho profissional em contexto “inhouse”.

Competências:
• Saber gerir as diferentes áreas de intervenção dos profissionais de Relações Públicas e traçar uma estratégia de comunicação corporativa.
• Compreender, mapear e gerir a comunicação para diferentes stakeholders.
• Aquisição de competências ao nível da gestão dos stakeholders mais próximos da organização: funcionários, colaboradores, voluntários.
• Desenvolver suportes de comunicação específicos de cariz motivacional no âmbito da comunicação e envolvimento dos colaboradores, acionistas, shareholder e stockholder.
• Adequação da estratégia de comunicação da organização à estratégia de negócio da mesma.
• Monitorização das envolventes.
• Desenvolver competências ao nível da apresentação oral de propostas de comunicação em contexto inhouse.


 A disciplina pretende desenvolver competências na área da escrita para audiovisual e multimédia.

Conhecer os conceitos fundadores da dramaturgia e as técnicas de escrita é  o denominador comum para interpretar a imagem (real ou desenhada) em (ou com) movimento enquanto textualidade; ao mesmo tempo, desenvolver-se-ão as competências técnicas de escrita - primeira forma de qualquer produto audiovisual e multimédia.

A interpretação da linguagem e da gramática da imagem é fundante para a operacionalização da escrita seja esta para old media ou para new media, seja linear ou não linear, seja num formato audiovisual ou num formato multimédia e independente do suporte utilizado.

A disciplina visa ainda a compreensão das especificidades de cada suporte e consequente capacidade de as explorar, com maior grau de eficácia, maximizando a mensagem/texto; privilegiando o trabalho em equipa. 

Introdução ao design de interação e às praticas multidisciplinares para a criação de projetos para publicação em meios digitais a partir dos princípios e aplicações do design de comunicação, interação homem-máquina, desenho de interfaces e usabilidade para sistemas multimédia.

Adquirir e desenvolver competências nas diversas etapas de criação e desenvolvimento de um produto, serviço, marca ou estratégia a partir das especificações das tecnologias:

  • Metodologias de projeto, ferramentas de colaboração, gestão e documentação do processo de pesquisa, design e autoria multimédia.
  • Design de experiência do utilizador e arquitetura de informação.
  • Design de interfaces.
  • Protótipagem.
  • Usabilidade em sistemas multimédia.


PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ricardo Pereira Rodrigues


PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Ricardo Pereira Rodrigues (turma diurna)

Mariana Rita (turma pós-laboral)

Introdução ao design de interação e às praticas multidisciplinares para a criação de projetos para publicação em meios digitais a partir dos princípios e aplicações do design de comunicação, interação homem-máquina, desenho de interfaces e usabilidade para sistemas multimédia.

Adquirir e desenvolver competências nas diversas etapas de criação e desenvolvimento de um produto, serviço, marca ou estratégia a partir das especificações das tecnologias:

  • Metodologias de projeto, ferramentas de colaboração, gestão e documentação do processo de pesquisa, design e autoria multimédia.
  • Design de experiência do utilizador e arquitetura de informação.
  • Design de interfaces.
  • Protótipagem.
  • Usabilidade em sistemas multimédia.


PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ricardo Pereira Rodrigues


PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Ricardo Pereira Rodrigues (turma diurna)

Mariana Rita (turma pós-laboral)

The Curricular Unit is structured around the theoretical, creative and practical process of audiovisual media editing, and aims to deepen theoretical and practical skills to produce finished contents for film (such as fiction and documentary), and TV (namely TV news, videoclips and other genres).

Its specific goals are:

1. To develop a comprehensive theoretical and practical framework that would enable students to operate the audiovisual language in an informed manner; 

2. To acquire theoretical and practical skills related to the development phases of the post-production phase of an audiovisual project to its completion;

3. To be able to think critically from an Editor’s point of view.


The Curricular Unit is structured around the theoretical, creative and practical process of audiovisual media editing, and aims to deepen theoretical and practical skills to produce finished contents for film (such as fiction and documentary), and TV (namely TV news, videoclips and other genres).

Its specific goals are:

1. To develop a comprehensive theoretical and practical framework that would enable students to operate the audiovisual language in an informed manner; 

2. To acquire theoretical and practical skills related to the development phases of the post-production phase of an audiovisual project to its completion;

3. To be able to think critically from an Editor’s point of view.



Nesta unidade curricular são desenvolvidas atividades de natureza teórico-prática com o objetivo de aperfeiçoar a competência linguística dos alunos.

A UC visa estudar a racionalidade do comportamento dos agentes económicos, os principais agregados económicos e a compreensão política macroeconómica.

As preocupações centrais das disciplinas são instrumentais e normativas, no sentido em que pretendem habilitar os Estudantes a pensar e a analisar dentro de um quadro de referência, à luz do qual podem ser apreciadas as decisões dos agentes económicos e simultaneamente a política macroeconómica e os grandes agregados macroeconómicos. A UC permite:

 Identificar o objeto de estudo da Economia e a sua relação com as outras ciências sociais 

Compreender o funcionamento da atividade económica

Fomentar o espírito crítico perante os atuais problemas económico-sociais e ambientais

 Entender o comportamento dos diferentes agentes económicos em contexto de mercado

Perceber a forma de maximização do lucro adotada pela generalidade das empresas

Analisar os efeitos na economia real da adoção de diversas medidas de política económica.


This subject aims at developing students’ comprehension skills and reading strategies, by using authentic texts published by the British/American press and other information sources; expanding students’ lexical knowledge, namely, i) the core vocabulary related to the topics mentioned below, which, as a rule, constitute the repertoire of the so-called hard news ii) other useful high-frequency words or expressions; improving students’ oral skills by asking them to give short oral presentations to stimulate self-confidence and create an awareness of their communication, summarizing and self-monitoring skills; developing students’ writing skills through a summary and summary-analysis writing assignments, comprehension questions, paraphrasing and/or other writing activities; raising students’ overall cultural awareness about current issues. Reading Topics: Media, Information and Manipulation; Politics and the Crisis of Democracy; US Elections; Global Economics; International Relations; Covid-19 Pandemic

A UC visa estudar a racionalidade do comportamento dos agentes económicos, os principais agregados económicos e a compreensão política macroeconómica.

As preocupações centrais das disciplinas são instrumentais e normativas, no sentido em que pretendem habilitar os Estudantes a pensar e a analisar dentro de um quadro de referência, à luz do qual podem ser apreciadas as decisões dos agentes económicos e simultaneamente a política macroeconómica e os grandes agregados macroeconómicos. A UC permite:

 Identificar o objeto de estudo da Economia e a sua relação com as outras ciências sociais 

Compreender o funcionamento da atividade económica

Fomentar o espírito crítico perante os atuais problemas económico-sociais e ambientais

 Entender o comportamento dos diferentes agentes económicos em contexto de mercado

Perceber a forma de maximização do lucro adotada pela generalidade das empresas

Analisar os efeitos na economia real da adoção de diversas medidas de política económica.


Objetivos: Desenvolver os processos e métodos de recolha e análise de dados/informação e executar, de forma acompanhada, uma auditoria em Marketing referente a uma área de negócio, empresa, marca, produto/serviço, cliente, consumidor e concorrentes reais; construir, desenvolver e explorar modelos de informação para o apoio à decisão em marketing; desenvolver metodologias de planeamento; dominar as técnicas de análise e desenvolver capacidades analíticas para avaliação da envolvente interna e externa de uma unidade de negócio; operacionalizar um diagnóstico de plano de marketing em termos de estrutura e conteúdos;

Metodologia: evoluir do conhecimento teórico” para o “conhecimento prático” através de uma metodologia  activa e interactiva.


A UC Planeamento de Meios visa dar a conhecer a actividade do planeamento de meios enquanto função do processo de comunicação e marketing. Os alunos ficarão apto a identificar as diferentes etapas do processo de planeamento, desde a definição estratégica até ao processo de compra, dominando os conceitos da actividade do planeamento de meios e os conceitos de avaliação de performance do marketing.

Na fase da definição da estratégica, aprenderão as bases que sustentam a escolha dos Meios em função dos objectivos definidos em briefing e do papel que cada medium desempenha no processo de comunicação. Na plano táctico aprenderão a selecionar os Suportes de comunicação para a execução de um Plano de Meios, quer no âmbito de comunicação tradicional (Televisão) quer na perspectiva de comunicação em plataformas tecnológicas (Internet). Para tal farão uso do software de planeamento disponível no mercado.




Objectivos:
- Dotar os discentes de capacidade crítica de reflexão relativamente ao desenvolvimento de técnicas e tecnologias de comunicação, bem como sobre as suas implicações, enquadramentos e apropriações sociais.

- Inscrever e problematizar os Media tradicionais (em particular o Audiovisual) e os novos Media (em particular o Multimédia) no contexto das sociedades contemporâneas.
- Compreender contextualmente, no plano político, económico, social e técnico, a capacidade de resposta aproblemas de comunicação mediante a utilização de técnicas e tecnologias de comunicação.

Conteúdos:
- As primeiras técnicas e tecnologias de Comunicação.
- Informação e Comunicação enquanto paradigmas contemporâneos.
- A modernização multimediática dos Media tradicionais e a emergência de actividades económicas baseadas no Multimédia (estudos de caso).


Objectivos:
- Dotar os discentes de capacidade crítica de reflexão relativamente ao desenvolvimento de técnicas e tecnologias de comunicação, bem como sobre as suas implicações, enquadramentos e apropriações sociais.

- Inscrever e problematizar os Media tradicionais (em particular o Audiovisual) e os novos Media (em particular o Multimédia) no contexto das sociedades contemporâneas.
- Compreender contextualmente, no plano político, económico, social e técnico, a capacidade de resposta aproblemas de comunicação mediante a utilização de técnicas e tecnologias de comunicação.

Conteúdos:
- As primeiras técnicas e tecnologias de Comunicação.
- Informação e Comunicação enquanto paradigmas contemporâneos.
- A modernização multimediática dos Media tradicionais e a emergência de actividades económicas baseadas no Multimédia (estudos de caso).

A UC visa estudar a racionalidade do comportamento dos agentes económicos, os principais agregados económicos e a compreensão política macroeconómica.

As preocupações centrais das disciplinas são instrumentais e normativas, no sentido em que pretendem habilitar os Estudantes a pensar e a analisar dentro de um quadro de referência, à luz do qual podem ser apreciadas as decisões dos agentes económicos e simultaneamente a política macroeconómica e os grandes agregados macroeconómicos. A UC permite:

 Identificar o objeto de estudo da Economia e a sua relação com as outras ciências sociais 

Compreender o funcionamento da atividade económica

Fomentar o espírito crítico perante os atuais problemas económico-sociais e ambientais

 Entender o comportamento dos diferentes agentes económicos em contexto de mercado

Perceber a forma de maximização do lucro adotada pela generalidade das empresas

Analisar os efeitos na economia real da adoção de diversas medidas de política económica.


Objetivos:
O design como processo. Conceitos, princípios e métodos de desenvolvimento projetual. Análise e metodologias de resolução de problemas. Conceção e desenvolvimento de composições visuais para a resolução de problemas de comunicação. Conceitos de ergonomia e usabilidade. Linguagens e elementos de expressão visual. Autores, obras de referência e principais componentes de um projeto de design de comunicação. Ferramentas e técnicas para a criação e produção de projetos gráficos.

Competências:
• Saber avaliar a qualidade formal e funcional de um projeto de Design Gráfico;
• Conhecer a metodologia projetual e as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto de Design Gráfico;
• Conhecer e aplicar os conceitos base de Design na conceção e produção de composições visuais para os diferentes suportes de Comunicação Gráfica;
• Conhecer e aplicar os principais estilos, técnicas e ferramentas de design gráfico na conceção e realização de novos suportes visuais.


A UC visa estudar a racionalidade do comportamento dos agentes económicos, os principais agregados económicos e a compreensão política macroeconómica.

As preocupações centrais das disciplinas são instrumentais e normativas, no sentido em que pretendem habilitar os Estudantes a pensar e a analisar dentro de um quadro de referência, à luz do qual podem ser apreciadas as decisões dos agentes económicos e simultaneamente a política macroeconómica e os grandes agregados macroeconómicos. A UC permite:

 Identificar o objeto de estudo da Economia e a sua relação com as outras ciências sociais 

Compreender o funcionamento da atividade económica

Fomentar o espírito crítico perante os atuais problemas económico-sociais e ambientais

 Entender o comportamento dos diferentes agentes económicos em contexto de mercado

Perceber a forma de maximização do lucro adotada pela generalidade das empresas

Analisar os efeitos na economia real da adoção de diversas medidas de política económica.


Os objetivos desta disciplina centram-se: (1) Na definição e evolução histórica do conceito de marketing; (2) No desenvolvimento dos conceitos-chave, dos princípios e dos métodos de trabalho em marketing; (3) No processo de marketing; (4) Na integração da função marketing na gestão estratégica empresarial em vários contextos organizacionais; (5) Na relação marketing estratégico e marketing operacional; (6) Na relação da gestão do marketing-mix (produto, preço, placement e comunicação) com a gestão do marketing relacional (consumidor, cliente, concorrente, fornecedores, grupos de pressão/influência e funcionários da própria instituição); (7) Na abordagem às áreas temáticas emergentes do marketing.

Esta disciplina pretende realizar uma aproximação à área da Comunicação Estratégica possibilitando aos estudantes adquirir os conceitos básicos necessários para a sua relação com profissionais de comunicação e relações públicas quer enquanto clientes, quer enquanto colegas da mesma organização. A tónica será colocada na compreensão do papel da comunicação para o sucesso da estratégia organizacional. Numa vertente mais operacional serão trabalhadas as múltiplas possibilidades existentes para operacionalizar estratégicas de comunicação, dando destaque à compreensão das diferenças entre diversos suportes de comunicação e realçando a importância dos profissionais de audiovisual e multimédia para o sucesso das estratégias de comunicação.

Nesta unidade curricular são desenvolvidas atividades de natureza teórico-prática com o objetivo de aperfeiçoar a competência linguística dos alunos.

A identidade corporativa é a essência de qualquer organização, o elemento-chave que lhe permite distinguir-se das restantes. Por isso, a criação e desenvolvimento de uma estratégia de identidade corporativa assume um papel de destaque em qualquer organização, seja com ou sem fins lucrativos, e independentemente do seu ramo de atividade. Constituída por elementos tangíveis e intangíveis, a identidade corporativa é criada pela própria organização, devendo espelhar as características que lhes são essenciais, nucleares e diferenciadoras. Deverá estar presente no seu nome, logotipo, website, vídeos e outros suportes de comunicação.
Associados à identidade, e muitas vezes confundidos, surgem os conceitos de imagem e reputação, que têm também vindo a assumir um papel de destaque e cujo domínio se tem tornado numa exigência aos profissionais de comunicação.
A disciplina de Estratégias de Identidade Corporativa visa dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos nesta área, preparando-os para refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos na prática profissional.

A UC Planeamento de Meios visa dar a conhecer a actividade do planeamento de meios enquanto função do processo de comunicação e marketing. Os alunos ficarão apto a identificar as diferentes etapas do processo de planeamento, desde a definição estratégica até ao processo de compra, dominando os conceitos da actividade do planeamento de meios e os conceitos de avaliação de performance do marketing.

Na fase da definição da estratégica, aprenderão as bases que sustentam a escolha dos Meios em função dos objectivos definidos em briefing e do papel que cada medium desempenha no processo de comunicação. Na plano táctico aprenderão a selecionar os Suportes de comunicação para a execução de um Plano de Meios, quer no âmbito de comunicação tradicional (Televisão) quer na perspectiva de comunicação em plataformas tecnológicas (Internet). Para tal farão uso do software de planeamento disponível no mercado.


A UC visa estudar a racionalidade do comportamento dos agentes económicos, os principais agregados económicos e a compreensão política macroeconómica.

As preocupações centrais das disciplinas são instrumentais e normativas, no sentido em que pretendem habilitar os Estudantes a pensar e a analisar dentro de um quadro de referência, à luz do qual podem ser apreciadas as decisões dos agentes económicos e simultaneamente a política macroeconómica e os grandes agregados macroeconómicos. A UC permite:

 Identificar o objeto de estudo da Economia e a sua relação com as outras ciências sociais 

Compreender o funcionamento da atividade económica

Fomentar o espírito crítico perante os atuais problemas económico-sociais e ambientais

 Entender o comportamento dos diferentes agentes económicos em contexto de mercado

Perceber a forma de maximização do lucro adotada pela generalidade das empresas

Analisar os efeitos na economia real da adoção de diversas medidas de política económica.


Objectivos:
- Dotar os discentes de capacidade crítica de reflexão relativamente ao desenvolvimento de técnicas e tecnologias de comunicação, bem como sobre as suas implicações, enquadramentos e apropriações sociais.

- Inscrever e problematizar os Media tradicionais (em particular o Audiovisual) e os novos Media (em particular o Multimédia) no contexto das sociedades contemporâneas.
- Compreender contextualmente, no plano político, económico, social e técnico, a capacidade de resposta aproblemas de comunicação mediante a utilização de técnicas e tecnologias de comunicação.

Conteúdos:
- As primeiras técnicas e tecnologias de Comunicação.
- Informação e Comunicação enquanto paradigmas contemporâneos.
- A modernização multimediática dos Media tradicionais e a emergência de actividades económicas baseadas no Multimédia (estudos de caso).


Objectivos:
- Dotar os discentes de capacidade crítica de reflexão relativamente ao desenvolvimento de técnicas e tecnologias de comunicação, bem como sobre as suas implicações, enquadramentos e apropriações sociais.

- Inscrever e problematizar os Media tradicionais (em particular o Audiovisual) e os novos Media (em particular o Multimédia) no contexto das sociedades contemporâneas.
- Compreender contextualmente, no plano político, económico, social e técnico, a capacidade de resposta aproblemas de comunicação mediante a utilização de técnicas e tecnologias de comunicação.

Conteúdos:
- As primeiras técnicas e tecnologias de Comunicação.
- Informação e Comunicação enquanto paradigmas contemporâneos.
- A modernização multimediática dos Media tradicionais e a emergência de actividades económicas baseadas no Multimédia (estudos de caso).


Os objetivos desta disciplina centram-se: (1) Na definição e evolução histórica do conceito de marketing; (2) No desenvolvimento dos conceitos-chave, dos princípios e dos métodos de trabalho em marketing; (3) No processo de marketing; (4) Na integração da função marketing na gestão estratégica empresarial em vários contextos organizacionais; (5) Na relação marketing estratégico e marketing operacional; (6) Na relação da gestão do marketing-mix (produto, preço, placement e comunicação) com a gestão do marketing relacional (consumidor, cliente, concorrente, fornecedores, grupos de pressão/influência e funcionários da própria instituição); (7) Na abordagem às áreas temáticas emergentes do marketing.

This subject aims at developing students’ comprehension skills and reading strategies, by using authentic texts published by the British/American press and other information sources; expanding students’ lexical knowledge, namely, i) the core vocabulary related to the topics mentioned below, which, as a rule, constitute the repertoire of the so-called hard news ii) other useful high-frequency words or expressions; improving students’ oral skills by asking them to give short oral presentations to stimulate self-confidence and create an awareness of their communication, summarizing and self-monitoring skills; developing students’ writing skills through a summary and summary-analysis writing assignments, comprehension questions, paraphrasing and/or other writing activities; raising students’ overall cultural awareness about current issues. Reading Topics: Media, Information and Manipulation; Politics and the Crisis of Democracy; US Elections; Global Economics; International Relations; Covid-19 Pandemic

Os objetivos desta disciplina centram-se: (1) Na definição e evolução histórica do conceito de marketing; (2) No desenvolvimento dos conceitos-chave, dos princípios e dos métodos de trabalho em marketing; (3) No processo de marketing; (4) Na integração da função marketing na gestão estratégica empresarial em vários contextos organizacionais; (5) Na relação marketing estratégico e marketing operacional; (6) Na relação da gestão do marketing-mix (produto, preço, placement e comunicação) com a gestão do marketing relacional (consumidor, cliente, concorrente, fornecedores, grupos de pressão/influência e funcionários da própria instituição); (7) Na abordagem às áreas temáticas emergentes do marketing.

A identidade corporativa é a essência de qualquer organização, o elemento-chave que lhe permite distinguir-se das restantes. Por isso, a criação e desenvolvimento de uma estratégia de identidade corporativa assume um papel de destaque em qualquer organização, seja com ou sem fins lucrativos, e independentemente do seu ramo de atividade. Constituída por elementos tangíveis e intangíveis, a identidade corporativa é criada pela própria organização, devendo espelhar as características que lhes são essenciais, nucleares e diferenciadoras. Deverá estar presente no seu nome, logotipo, website, vídeos e outros suportes de comunicação.
Associados à identidade, e muitas vezes confundidos, surgem os conceitos de imagem e reputação, que têm também vindo a assumir um papel de destaque e cujo domínio se tem tornado numa exigência aos profissionais de comunicação.
A disciplina de Estratégias de Identidade Corporativa visa dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos nesta área, preparando-os para refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos na prática profissional.